
O Amor Avista é um especial de reportagens sobre a sexualidade e afetividade de pessoas com deficiência visual. O especial é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante Eduardo Bittencourt, como requisito para a obtenção de grau de bacharel em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba). A orientação para a conclusão deste trabalho coube ao Prof. Dr. Maurício Nogueira Tavares.


Eduardo Bittencourt, idealizador e produtor do especial Amor Avista
Na imagem, Eduardo está de óculos e com um chapéu cinza. Ele usa também uma camisa preta
(Foto: Heitor Oliveira)
As reportagens foram todas apuradas e escritas por mim e têm como objetivo mostrar que ausência – parcial ou total – da visão não é um impedimento para que o ser humano expresse livremente sua sexualidade ou se relacione com outras pessoas. Pelo contrário, os relatos aqui encontrados mostram histórias de pessoas com cegueira ou baixa visão e que estão em relacionamentos bem-sucedidos ou em busca de vivenciar sua sexualidade.
As histórias aqui encontradas não são contos de amor. É uma fração da história de vida de alguém, de pessoas que amam, superam os obstáculos e buscam vivenciar experiências. Há também histórias de amor e histórias de superação. Melhor que a ficção. É a vida real!
Agradeço a todos que me ajudaram em algum momento de dúvida durante a produção deste projeto. Deixo aqui um agradecimento especial para o meu amigo Heitor Oliveira, que me acompanhou nessa jornada e é responsável por quase todas as imagens que estão publicadas neste site.
Um obrigado muito especial para os meus amigos da Associação Baiana de Cegos (ABC), que foram bastante solícitos durante toda a produção deste projeto. Agradeço ainda ao pessoal do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), que me permitiu apresentar esse projeto e me ajudou com várias solicitações.
E, claro, não poderia deixar de agradecer a todas as pessoas que me cederam um tempo e me concederam as entrevistas necessárias para que este especial ficasse pronto, principalmente para aquelas pessoas que confiaram a mim suas histórias de vida. Espero que este trabalho esteja à altura de vocês!
Amor Avista?